Onde posso trabalhar como fisioterapeuta?

O Dia Nacional do fisioterapeuta está chegando. É comemorado no dia 13 de outubro. Uma das maiores preocupações enfrentadas por quem deseja seguir carreira na área é identificar as melhores opções no mercado de trabalho.

A boa notícia é que, apesar de bastante associado ao campo esportivo, a profissional oferece diversas possibilidades de atuação e chances de trabalho em hospitais, clínicas de saúde, asilos, centros de reabilitação, clubes, escolas, unidades de saúde públicas ou particulares ou até em consultórios próprios.

Em relação ao mercado de trabalho, o setor público é uma das áreas mais procuradas, principalmente entre os recém-formados, mas as vagas são poucas. Muitos então, buscam a carreira solo, de forma independente, montando seus próprios consultórios ou realizando atendimentos domiciliares.

Para o fisioterapeuta, Alan Freitas, para se colocar no mercado de trabalho é preciso que o profissional identifique segmentos ainda não tão procurados e de maior complexidade, como a respiratória e a neurológica. “Há áreas mais valorizadas, como por exemplo, a equoterapia, um método que utiliza o auxílio do cavalo, por meio de um método terapêutico e educacional, atuando em conjunto com outros profissionais”, comenta.

Veja aqui áreas de atuação:

– Cardiologia e pneumologia: Na preservação e tratamento de doenças respiratórias e cardíacas, pré e pós-operatório.

– Junto aos idosos, no estímulo a atividades físicas.

– No tratamento de lesões, queimaduras e cortes cirúrgicos.

– Em pacientes pós-cirurgias plásticas.

– Prevenindo doenças geradas por Ler (Lesão do Esforço Repetitivo)

– Na prevenção de doenças relacionadas a esforços repetitivos (LER).

– Prevenindo e tratando lesões de praticantes de esportes.

– Acompanhando as pacientes desde o pré-natal até o pós-parto.

– Junto aos pacientes com limitações de movimento, acamados, com derrame cerebral ou síndrome de Down.

– Com pacientes em recuperação de fraturas ou luxações, lesões da coluna vertebral ou das articulações.

– Na terapia intensiva

– Com pilates e RPG

Como atua

Em geral, os fisioterapeutas ajudam na recuperação física do corpo humano, além de prevenir doenças musculares e ósseas – com massagens, exercícios localizados, acupuntura ou tratamentos à base de água, calor, frio ou aparelhos específicos. O ramo estuda o movimento humano, tratando e prevenindo lesões causadas por acidentes, vícios de postura, distúrbios de movimentos, alterações genéticas ou má formação.

Origem da data

A data foi criada por meio do Decreto de Lei nº 938, de 13 de outubro de 1969, que começou a regulamentar a atividade desses profissionais no Brasil. Em 1975, também foi decretada a lei nº 6316, que define todos os direitos e deveres deste profissionais em território nacional. Por fim, em 2015, foi validado o Decreto nº 13.084, de 8 de janeiro, que institui oficialmente o 13 de outubro.