Já parou para perguntar a si mesmo porque alguns empreendimentos crescem e outros não? Boa parte desta resposta são a administração financeira e o controle dos gastos. Se não acontecer, meu amigo e minha amiga, se cuidem.
O resultado pode virar uma bagunça generalizada.
Se está passando por este tipo de problema em seu negócio, fique calmo, nem tudo está perdido. Mas, pare tudo, comece o planejamento, faça as análises e o comece a controlar as atividades financeiras. Assim como na vida financeira pessoal, controlando a gastança, aproveita melhor a sua grana e investe de maneira que possa obter um retorno rápido e satisfatório.
Para começar o básico é: não misturar o dinheiro pessoal com o do trabalho. Lembre-se que, além de dono do seu próprio negócio, você é também funcionário dela e precisa receber um salário. O valor que a empresa ganha
não é seu, e sim dela!
Além disso, precisa ter de um fundo de caixa para as ações e investimentos internos. Esse salário pode ser decidido por você mesmo, desde que o pagamento saia do lucro e esteja previsto nas despesas mensais da empresa.
Para controlar os gastos é importante que a empresa tenha uma planilha que demonstre todas as despesas fixas, para que possa ser programado os gastos e as entradas dos capitais.
Ser organizado também permite um melhor gerenciamento das informações que vai servir de base para a emissão de relatórios de tudo que for investido.
Assim, fica mais fácil para prever resultados financeiros e sustentar um planejamento pautado em dados reais. Não há nada pior para uma empresa, do que planejar boas estratégias e depois descobrir que não há condições de seguir em frente porque não tem dinheiro.
Por fim, o importante é sempre lembrar que o crescimento de uma empresa está na forma como empreendedor trabalha. Se for organizado as chances do empreendimento crescer serão muito maiores. Então, mãos à obra empreendedor, a Kontor te oferece todas as condições para que, com as contas organizadas, seu negócio prospere de forma consolidada.